Páginas

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Sete Regras Básicas para conseguir meu voto


1º - Não faça palhaçada no Horário Eleitoral (com o devido respeito aos formidáveis palhaços que conheço), me tratando como se eu fosse alguma tonta que vai votar em alguém com base no grau de ridicularidade, fazendo pouco caso da minha inteligência e da minha nação! Escuta bem: Minha geração gosta de descontração, liberdade e quebra de paradigmas. Mas isso NÃO significa que somos alienados que não sabem o valor do que deve ser tratado com seriedade. Me poupem! Vocês me envergonham!


2º - Se sua candidatura é baseada no fato de você ser "evangélico" ou "cristão", por favor me evite. Nada contra a sua fé, mas eu tenho uma crise só de me imaginar votando em alguém que se diz cristão e mais tarde vai envergonhar o nome de Cristo. E pelo amor a Deus mesmo, não se ofereça para fazer campanha na minha igreja, porque não vai rolar. Consciência de responsabilidade como cidadãos sim, discussões sobre política sim, mas tentar ganhar voto para alguém, absolutamente não!


3º- Não perca seu tempo me mostrando como você é pop. Não vou votar em alguém só porque é famoso, esteja em descendência de sua carreira artística ou não. E por falar em fama, não tente me convencer com base em quem apóia você. Seja o seu amigo político, artísta ou religioso, entenda: não me interessa quem você conhece; me interessa quem você é. Se você não consegue sozinho mostrar do que é capaz, como vai lidar com todas as pressões quando precisar defender sozinho alguma questão governamental?


4º - Você não tem formação superior, mas quer meu voto? No, thanks. Acredito MESMO na Educação como base fundamental para o desenvolvimento da sociedade e tenho para mim que se alguém não considera importante investir na sua própria educação antes de concorrer a um cargo público, é porque não valoriza muito a Educação; nem sua e nem do povo.



5º - Sim, é muito válido saber se suas opiniões e propostas são compatíveis com o que acredito ser o melhor para a nossa sociedade, mas quero saber qual a ideologia e as ações do seu partido e os demais coligados ao seu. Você sabe, já estamos bem calejados com essa história de "se eu for eleito, vou...". Conheço essa história e sei que no nosso sistema de governo ninguém decide nada sozinho. Sei que as melhores intenções são quase nada quando se deparam com os interesses do grupo para o qual você trabalha.




6º - Me mostre quais foram as suas ações públicas que contribuiram para melhores condições de vida da nossa sociedade. Sim, claro. Ou vai me dizer que quando chegar lá você vai começar a fazer algo que não fez até agora? E note bem: com "melhores condições de vida" não quero dizer doações que amenizam temporariamente as dificuldades. Me refiro a soluções REAIS que trabalham na raiz dos problemas.



7º - Se em todas as questões acima você se mostrar um bom candidato, meu voto é seu. Contudo, para garantir, não deixe que eu veja aqueles milhares de papéis com sua carinha espalhados pela rua no dia das Eleições. Ora, por favor!!! Isso contradiz qualquer proposta de melhoria social!! Como alguém pode dizer que se preocupa com o povo se não se preocupa em preservar o meio onde o povo vive?


Sinceridade, sempre me esforcei muito pouco para escolher meus candidatos. Sou profundamente revoltada com a política - tá, eu sei que a Política é uma ciência bela e tals, mas quando falo em política estou me referindo ao que se transformou a política e não à ideologia inicial.

Continuo desacreditando que haja alguma esperança real para a sociedade por meio da política, mas neste ano pensei que queira eu ou não, é a política que estabelece o governo que determina os destinos do povo do país onde eu vivo. E por amor ao meu país e ao meu povo, é minha responsabilidade escolher bem as pessoas que estarão lá, mesmo não crendo que qualquer um deles será perfeito.

O único que é Perfeito não pode ser escolhido por um voto, porque Ele mesmo já nos escolheu para sermos seus. Não por sermos bons candidatos, mas pela mais pura Graça e Misericórdia. Aquele que nos garante vida plena e uma esperança real; não por quatro ou oito anos, mas por toda a Eternidade!

6 comentários:

Blog do Cabral disse...

Somente quanto ao item 2, permita-me discordar... isso é dizer que um incrédulo é melhor que um cristão para estar a frente dos interesses do povo, Wilbforce foi um notório político cristão, sou contra palanque em Igrejas, distribuição de folhetos na Igreja, mas sou a favor do crente se envolver em política, tendo por meta a glória de Cristo!

Katarine disse...

Obrigada pelo comentário, Fe!
Realmente esse é um tópico polêmico.
Já fui muito contra o envolvimento de cristãos na política por conta da realidade política que eu vivo.
Hoje penso que pode ser possível que um cristão realmente faça uma grande diferença na vida de uma nação governando sob a direção de Deus (embora nunca tenha presenciado isso de perto).
Mas o que coloco na questão 2 é que não vou votar em alguém cuja proposta principal seja: "sou cristão", por duas razões:
1 - Você pode ser um bom cristão e não ser um bom governante ou legislador.
2- Estou cansada de ver pessoas se dizendo cristãos para conquistar o público cristão e na hora da verdade não agir como tal.
Não conhecia Wilbforce. Vou pesquisar mais sobre a vida dele. =)

Tiago Rasec disse...

mt bom esse post!
concordo com absolutamente todas essas regras aí
infelizmente não se acha nem um candidato que se encaixe nesse perfil né?! mas vamos votar nos que mais se aproximam disso
e que Deus nos abençoe e abençoe nosso país e nossos governantes
bjoo

Sarinha disse...

Kat... concordo com todas as regrinhas!! Acho que política não é brincadeira- ainda que exitam muitos brincalhões se arriscando nela- essas regrinhas são uma boa maneira de fazer uma seleção ao votar!! :D

FRANZ disse...

Concordo integralmente com tudo que você disse e se a maioria dos eleitores pensassem assim, certamente o Brasil teria uma outra realidade. Mas estamos a caminho porque a educação está melhorando, a Internet é uma grande fonte de informação que está chegando a todos os lares.

Katarine disse...

Obrigada, Tiago, Sarinha e Franz, pelos comentários.
Não é só protesto, sabe, Thiago. Espero mesmo encontrar alguém que se enquadre nestes quesitos.
Também acredito que estamos progredindo, Franz. Muito mais gente saindo do comodismo e deixando de se contentar com qualquer coisa - eu, por exemplo. =)