Páginas

sábado, 4 de fevereiro de 2012

O peso da História


Confesso que nunca me importei com História. Tudo bem, era interessante ouvir os relatos dos acontecimentos, mas só. Por que me importar com o que já passou? "Bom, Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil em 1.500... Aconteceram duas Grandes Guerras, uma delas terminou em 1.945 e é isso aí... Agora vamos ao que interessa..."

E me envergonho por ter vivido assim. Eu estava errada. Muito errada! Descobri que na verdade tudo o que já aconteceu tem uma relação direta com a minha vida e com as escolhas que eu faço hoje.

E quanto mais estudo a História, mais me surpreendo com o peso que ela tem! Tudo o que vivemos hoje é fruto de decisões, ideias e eventos ocorridos em algum ponto do passado, assim como o que estamos vivendo hoje de alguma forma influenciará o que acontecerá no futuro.

É ilusão querer viver o presente e pensar o futuro sem olhar para o passado! Winston Churchill disse: "Quanto mais para trás você pode olhar, mais à frente é provável que você veja".

Ora, se vivemos buscando e baseando nossas práticas em ideias, teorias e pensamentos que foram produzidos lá atrás, é fundamental conhecer o contexto em que elas se desenvolveram antes de concluir se são aplicáveis ou não aos nossos dias.

Além disso, é impressionante perceber o agir de Deus através da História ao mesmo tempo em que vemos o Homem vivendo os resultados de suas escolhas - esteja ele consciente disso ou não.

James E. White, em seu livro "A mente cristã num mundo sem Deus" faz uma analogia interessante ao dizer que na língua inglesa a palavra História (History) poderia ser a junção do pronome possessivo His (Dele) com o substantivo story (narrativa de uma série de eventos). Ou seja, His story - a história de Deus.

Ou seja, não se trata apenas de valorizar o estudo da História como forma de manter as memórias de um povo, como eu aprendia. Se trata de se empenhar numa busca sedenta por entender o que nos trouxe para onde estamos, porque é a partir desta raiz que saberemos o que precisamos preservar e como podemos agir no mundo e construir a nossa história para a glória de Deus.


* Esta imagem faz parte do site HyperHistory, um recurso excelente para entender melhor onde se localizam, na linha do tempo, os eventos e pessoas que marcaram a História.

Um comentário: